Robert Fripp



Tomei meu primeiro contato com a música do hermético Robert Fripp nos idos dos anos oitenta, ao assistir( e confesso entender pouco..) o video da célebre formação do King Crinson, fase Discipline( Fripp, Belew,Briford e Levin, no meu gosto "A" formação da banda).

Num outro momento o Wander Taffo me passou uma frase do Fripp( na época 1989 era aluno da primeira versão do IG&t);eu apenas o fazia como treino de palhetada, anos depois já convidado para ser professor da escola ,entendi a real do exercício em questão, com toda a relação semiótica e contrapontístisca que possuia na poderosa simplicidade de três notas.

O próprio Taffo havia aprendido o exercício com o Fripp em pessoa numa clínica em Nova Iorque.

Outro momento de insigth frippiano , aconteceu quando eu gravava uma participação num CD promo da Zoom em 1997 produzido pelo Sergio Buss; ao estar sem idéias de como me colocar sobre uma poliritmia, mais uma vez o belo caos controlado frippiano se manifestou através de desenhos simétricos e dobras dissonantes; o Régis Tadeu, que estava na sala de gravação, exclamou na hora _ " King Crinson na veia!".

Depois de tocar num duo com o Floriano Villaça, o Faiska citou logo de cara que nosso trabalho lembrava muito o Crinson antigo

E assim a vida foi seguindo... sempre com inumeras referências do Fripp ao meu redor...(na maioria das vezes totalmente sem querer e no susto..)

Um dos verdadeiros ícones de nosso instrumento, uma das maiores pontes entre o rock e a música erudita contemporânea, ninguem menos que Steve Vai o coloca no mesmo patamar iconoclasta que Jimi Hendrix teve.

Este papo, é na verdade para divulgar um curso muito bacana e único que ira ocorrer no Rio de Janeiro, ministrado dentro do ciclo de seus herméticos e únicos cursos.

Aqui vão algumas informações:
- Fripp fundou a escola Guitar Craft em 1985.
- Guitar Craft é, essencialmente, uma maneira ou abordagem de tocar violão.
- Desde sua fundação, vários cursos com duração variando entre 1 dia a 1 ano, foram realizados ao redor do mundo.
- Ao longo dos anos, vários círculos de violões foram formados em diversas cidades do mundo, utilizando as técnicas ensinadas nos cursos.

Informações do curso:
- o curso é uma introdução ao método e às técnicas comumente utilizadas no Guitar Craft.
- site Guitar Circle of Latin America [http://www.guitarcircleoflatinamerica.com].

3 comentários:

Gabriel Alvarez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Vidal disse...

Conheci Fripp e seu método fazendo um curso do GC na Argentina, e foi uma experiência marcante!

É um grande privilégio para os brasileiros poderem atender um curso no método do Robert Fripp sem precisar viajar para fora.

Eliana Márcia Moraes disse...

Este curso parece uma ótima oportunidade para, além de conhecer técnicas de afinação diferentes, fazer amizade com pessoas que inovam.
Quero participar!
Abraço.