Cores, musica e cromoterapia....

O projeto Cromato( de 2003), foi um conjunto de composições que fiz baseadas na palestra do cromoterapeuta Valcapelli.

Cheguei inclusive a acompanhar algumas palestras dele tocando ao vivo, em alguns teatros e espaços como o Vida e Consiência do Gasparetto

Cada uma das sete cores principais foi associada a um tema ; alguns que já tinha na manga, outros armados para este disco.

Recentemente o Val me colocou em contato com um pessoal da área de marketing de uma empresa para dar um depoimento sobre a relação cor e música que existe .

Pessoalmente não acredito que exista uma relação direta entre cor e som( sol é igual a azul a assim por diante....),tal relação as vezes pode fazer sentido para um indiano ou oriental, mas migrar tal raciocínio para nossa realidade sem releitura nem adaptação, pode ser um pouco arriscado.

Todavia, acredito que o ouvinte possa ser induzido a uma sensação “x” através do tipo de arranjo ,instrumentação, melodias etc, etc e tal .

Similar a maneira como pintores e compositores impressionistas usavam e abusavam de cores ,luzes e ferramenats modais para causar tal efeito através de sua arte

No aplicativo aqui no Blog (radio Okayama) ,que também esta na home de meu site www.mokayama.com, pode-se ouvir três músicas deste projeto.

Rainforest( Verde)

Hope( amarelo)

Mururoua( Púrpura)

Num próximo post, conto o makin off e dicas de composição/gravação através destas músicas

Abx

Oka

Nenhum comentário: